Rua Padre António Vieira, Edifício da AAC, 3000-315 Coimbra gefac.uc@gmail.com 239 826 094

Carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

Segue-me À Capela + Galandum Galundaina | Concerto

10 Novembro, 2016 @ 21:30 - 23:30

euro10

| concerto |
Segue-me à Capela + Galandum Galundaina
10 NOV | 21:30
Conservatório de Música de Coimbra

Inserido na programação das XVI Jornadas de Cultura Popular – GEFAC, dedicadas à comemoração dos 50 anos deste organismo autónomo da AAC, este concerto irá juntar estas mulheres e estes homens, reencontrar lugares e tempos, fazendo-nos mergulhar nas nossas memórias de sons antigos, mas que nos soam tão intemporais.

SEGUE-ME À CAPELA
São sete mulheres e trabalham a música tradicional portuguesa usando a voz como instrumento principal que se desdobra para recriar cenas de trabalho, romaria e também folia, cruzando o sagrado e o profano e ultrapassando limites geográficos e locais, navegando pelo galaico-português, pela diversidade do canto português e indo beber a árabes e judeus numa confraternização que o canto sabe juntar.
Muitas vezes acompanhadas por instrumentos de percussão como o adufe, a caixa, a cegarrega, o bombo e uns tantos apontamentos cénicos, cantam para evocar memórias antigas que transportem o inefável transcultural da nossa história.
Em Dezembro de 2015, lançaramo “San’Joanices, paganices e outras coisas de mulher”, um CD-livro dividido em 7 capítulos – tal como 7 são os dias da semana, as fases lunares, os pecados mortais, as notas musicais – com o nome de artes fugidias: artes, porque da arte de cantar se trata, fugidias porque, nunca imutáveis, abrem-se a novas explorações e experiências musicais.
São elas:
Ananda Fernandes
Catarina Moura
Joana Dourado
Mila Bom
Guida Pinheiro
Maria João Pinheiro
Sílvia Franklim

GALANDUM GALUNDAINA
Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património musical e etnográfico único, que durante muito tempo ficou esquecido. Ao longo dos últimos 20 anos o grupo contribuiu para o estudo, preservação e divulgação da identidade cultural das Terras de Miranda, Nordeste Transmontano.
O seu trabalho de investigação e recolha, junto de pessoas mais velhas com conhecimentos rigorosos do legado musical da região, a par da formação académica na área da música, concretizou-se num sentido renovado no modo de entender as sonoridades que desde sempre conheceram. Com a sua música não procuram criar novos significados, mas antes descrever os lugares e a vida; encontrar as raízes que permitem que a cultura se desenvolva.
Em palco os quatro elementos apresentam um repertório vocal e instrumental na herança do cancioneiro tradicional das Terras de Miranda, onde as harmonias vocais e o ritmo das percussões nos transportam para um universo atemporal. Das memórias da Sanfona, da Gaita-de-foles Mirandesa, da Flauta pastoril, do Rabel, do Saltério, do Cântaro, do Pandeiro mirandês, do Bombo e da Caixa de Guerra do avô Ventura, nasce uma música que acumula referências, lugares, intensidades, tempos. Para Galandum Galundaina a música não se inventa; reencontra-se.
Quatrada é o novo disco de Galandum Galundaina, que marca o início das comemorações dos 20 anos do grupo.
São eles:
Paulo Preto
Paulo Meirinhos
Alexandre Meirinhos
João Pratas

Bilhetes
10 € (normal)
8 € (estudantes/ sócios A2C2/ sócios GEFAC)

Bilheteira A2C2 – Associação de Amigos do Conservatório de Coimbra
4ª feira – 17:00 às 20:00 horas
5ª feira – 17:00 às 21:30 horas

Reservas online em :
http://83.240.140.186:8080/EventTickets/www/?go=20201611102130
Nota: Os bilhetes reservados terão que ser levantados até às 20:00 horas da véspera do evento na bilheteira. No dia do evento, as reservas não levantadas serão colocadas à venda. Se não tiver possibilidade de se deslocar à bilheteira antes do dia do evento poderá efetuar o pagamento por transferência bancária até à véspera do evento. Neste caso os bilhetes serão guardados e só terá que passar na bilheteria para os levantar no dia do evento. O valor de bilhetes pagos e não levantados não é reembolsável.

Detalhes

Data:
10 Novembro, 2016
Hora:
21:30 - 23:30
Preço:
euro10

Organizadores

GEFAC
XVI Jornadas de Cultura Popular

Local

Conservatório de Música de Coimbra
Rua Pedro Nunes, Coimbra
Coimbra, 3030-199 Portugal
+ Mapa Google