Rua Padre António Vieira, Edifício da AAC, 3000-315 Coimbra gefac.uc@gmail.com 239 826 094

XVI Jornadas de Cultura Popular

5 de Novembro a 3 de Dezembro de 2016

Em 1966, estudantes da Universidade de Coimbra fundaram o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra com o propósito de recolher, analisar e interpretar as manifestações culturais, individuais e colectivas, das populações rurais nas suas diversas vertentes: cantares, música instrumental, danças, teatro, usos e costumes…

As Jornadas de Cultura Popular, uma realização bienal do grupo, têm proporcionado à cidade de Coimbra múltiplos momentos de reflexão sobre a cultura popular, quer através de colóquios e mesas-redondas, quer também pela realização de exposições, espectáculos de grupos portugueses e estrangeiros, manifestações de rua, etc.

Tem sido propósito destas Jornadas promover o encontro de cada cidadão, não só com a sua própria cultura mas também com a cultura de outros povos. Para isso, o grupo tem apostado em programas de qualidade, escolhendo grupos que trabalhem a cultura popular de uma forma viva pois acreditamos que só desta forma é que é possível afirmar a nossa cultura no mundo.

cartazxvijornadas

Programa

 

Pré-apresentação do Livro de Comemoração dos 50 anos do GEFAC

Casa das Artes Bissaya Barreto

Entrada livre

Dia 5 de Novembro, 16h

 

Ciclo de Conversas:

Casa das Artes Bissaya Barreto

Entrada livre

Dia 8 de Novembro, 18h: De sonho e tradição: Reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da canção de Coimbra. Convidados: Rui Pato (Músico e Médico), Avelino Correia (INET-MD – FCSH UNL; ESEC – IPC) e Manuel Coroa (Músico e Médico). Moderador: Manuel Rocha (Músico e Diretor do CMC).

Dia 15 de Novembro, 18h: Pelos Trilhos do Andarilho: Lançamento do DVD. Convidados: Luísa Correia (Arquiteta), Rodrigo Lacerda (Realizador). Moderador: Fernando Florêncio (Antropólogo, FCTUC).

Dia 22 de Novembro, 18h: Do nada ao palco: Motivação, inspiração e metodologia na conceção artística de espetáculos nos grupos da Academia. Convidados: João Curto (Médico e antigo coordenador geral do GEFAC), Ricardo Seiça (Antropólogo, Performer e Produtor de teatro) e Leonor Barata (Coreógrafa, Projecto D).

 

Colóquio – Diálogos de Memória

Sala do Carvão, Casa das Caldeiras

Entrada livre

Dia 19 de Novembro, 9h30-17h30

9:30-10:00 – Receção

10:00-10:45 – Sessão de abertura: Manuel Louzã Henriques (Médico, Sócio Honorário do GEFAC).

10:45-12:00 – Painel 1: Memorando. A construção da memória, com Paula Godinho (IHC, FCSH-UNL), Mariana Rei (IHC, FCSH-UNL) e Rui Cidra (INET-MD , FCSH-UNL), Moderador: Patrícia Matos (ICS – UL).

12:00-14:00 – Almoço

14h00- 15h15 – Painel 2: Memorizando. O registo da memória, com Luísa Tiago de Oliveira (CIES, ISCTE – IUL), Tiago Pereira (Realizador e Documentarista) e Ivan Dias (Realizador e Produtor);  Moderador: Luísa Ricardo (Museu Municipal de Tavira).

15:15- 15:45 – Coffee break

15:45 – 17:15 – Painel 3: Comemorando. A transmissão da memória com Domingos Morais (ESTC, IPL), Margarida Moura (FMH, UL), Amadeu Magalhães (Músico) e Armando Carvalhêda (Antena 1); Moderador: Adérito Araújo (FCTUC).

17:15 – 17:30 – Sessão de encerramento.

 

 

Concertos:

Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

Reservas: Na Associação de Amigos do Conservatório de Coimbra ou na bilheteira do Conservatório de Música de Coimbra.

Dia 10 de Novembro, 21h30: Segue-me à Capela e Galandum Galundaina

Dia 12 de Novembro, 21h30: O Maravilhoso Nascer da Espiga Dourada | Co-criação de Macadame, Ana Biscaia e Filipa Malva

Dia 19 de Novembro, 21h30: Diabo a Sete e DaCôrDaMadeira com Quiné Teles e Nuno Caldeira

Dia 24 de Novembro, 21h30 : Brigada Victor Jara com participação de alunos do Conservatório de Música de Coimbra

 

Workshop de Percussão com Quiné Teles:

Sala de ensaios do GEFAC

Inscrições em: gefac.uc@gmail.com – Participação gratuita

Dia 3 de Dezembro, 15h-19h e 21h-23h

Partilhar