Rua Padre António Vieira, Edifício da AAC, 3000-315 Coimbra gefac.uc@gmail.com 239 826 094

Teatro Popular

No teatro do GEFAC, pessoa que adoeça, animal que deixe de comer, é logo submetido a rezas especiais e eficazes para todos os mais variados males. Galinhas, patos, perus, temos nós sempre na panela! Passamos os dias na cama e as noites na berzundela. Se alguém bate à porta às quatro da manhã, não podemos responder… senão morremos de susto! Mas todos ficamos contentes de o capote aparecer! E o público? Perde-se na teia. É que pensamos que conhecemos a história até entrarmos nela… “Esta história que por ti entrou, por ti saia…”.

O GEFAC tem vindo, desde há alguns anos, a trabalhar os textos da tradição oral portuguesa, e especialmente os textos de teatro popular mirandês, com uma atitude inovadora e criativa, assente na criação colectiva de espectáculos em cuja concepção todos são chamados a participar.

Orgulhosamente amadores, encontramos nos ensaios semanais a possibilidade de experimentar o teatro, mais do que como uma linguagem ou técnica, como arte e jogo de descoberta: de nós próprios, das personagens que nos habitam e do público que connosco entra em cena.

 

Partilhar