Rua Padre António Vieira, Edifício da AAC, 3000-315 Coimbra gefac.uc@gmail.com 239 826 094

Romances de Amor, Faca e Alguidar

ROMANCES DE AMOR, FACA E ALGUIDAR

Estreia a 17 de Março de 2010, 18H00, Livraria Almedina do Estádio Cidade de Coimbra
SINOPSE

Como rimam as músicas com as histórias? O presente com o passado? O urbano com o rural?

A partir da interpretação teatral e musical de romances da tradição oral portuguesa, o Grupo de Etnografia e Folclore da Universidade de Coimbra (GEFAC) propõe-se a criar momentos fugazes de encontro com estas histórias da cultura tradicional.
“Romanceiro da Tradição Oral, recolhido no âmbito do Plano de Trabalho e Cultura dirigido por Michel Giacometti” .

Aproveitando a ocasião do lançamento dos livros Romanceiro da Tradição Oral e Artes da Cura e Espanta Males, obras de recolhas feitas por Michel Giaccometti, editadas pela Colibri e Gradiva, respectivamente, e coordenadas por membros do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT), o GEFAC preparou uma selecção de textos das obras e apresentou, numa fase inicial, uma performance teatral contextualizada à apresentação e divulgação dos livros. Posteriormente, e uma vez que o contacto com a riqueza do património oral contido nessas recolhas despertou o interesse dos membros do Grupo, este projecto foi desenvolvido dando origem a um espectáculo teatral e musical, baseado em textos presentes no Romanceiro da Tradição Oral. Este espectáculo, denominado Romances de Amor, Faca e Alguidar, pretendeu ser de apresentação breve em lugares informais e menos convencionais do espaço urbano. O projecto surgiu com um propósito essencialmente experimental e entende-se que é um projecto embrionário para o desenvolvimento de outras iniciativas performativas no campo da interpretação de textos e histórias da tradição oral.


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Concepção artística GEFAC
Concepção musical GEFAC
Produção GEFAC


APRESENTAÇÕES

17 de Março de 2010, 18H00, Livraria Almedina do Estádio Cidade de Coimbra
APRESENTAÇÃO DAS OBRAS ARTES DA CURA E ESPANTA-MALES E ROMANCEIRO DA TRADIÇÃO ORAL em parceria com o IELT, tendo contado com a participação de alguns dos coordenadores das obras (Miguel Magalhães e Ana Paula Guimarães), bem como com a presença e intervenção artística do actor galego Inácio Vilariño Sanmartín.

10 de Abril de 2010, Escadas do Quebra-Costas, Coimbra
No âmbito do Mercado do Quebra-Costas, a convite da Associação Cultural de Música e Teatro Arte à Parte.

19 de Junho de 2010, Praça 8 de Maio, Coimbra
Integrado no evento Inovar ConVida, organizado pelos formandos do Curso de Animação Sociocultural do Centro de Formação Profissional do Artesanato.

 


Cartaz do primeiro evento onde foi apresentada a performance “Romances de amor, faca e alguidar”

Partilhar